Picture
Cada vez falta menos para nossa partida e, sem perceber, já estamos envolvidos nesse "projeto" há mais de 3 meses.
Dia após dia, após discussões e decisões, nos damos conta de quanta coisa já fizemos nesse tempo, e uma delas, acreditem, foi decidir qual seria o nome para o grupo.

go4russia. Não seria go2russia o correto (ou goToRussia)? Em inglês, quem vai a algum lugar "go to", não "go for".
Eis que tudo foi pensado. Esse nome surgiu entre várias outras opções, e a explicação foi mais ou menos essa:
go: em inglês significa "ir" (nós vamos)
4: em inglês é pronunciado da mesma forma que a preposição "for", que significa "para", mas também somos um time de quatro pessoas, então "4"
russia: nosso principal destino da viagem

Conclusão: go4russia

E onde já apareceu esse nome? Somente no blog?
Bom, nesse tempo todo, entre corridas e treinos, tem aparecido oportunidades de colocarmos um pouco da nossa história em alguns outros sites, blogs entre outros. Até o momento surgiram 3 publicações, que são:

Nelas é possível ver nossa história até este momento de forma menos resumida, com um pouco mais de detalhes.

Vai ter mais?
Essa pergunta fica no ar, mas pela nossa expectativa, vai ter mais sim, não só na internet, mas também em revistas e jornais.
Está tudo encaminhado, só falta completarmos nossa aventura, então as histórias ficarão muito mais interessantes e não haverá artigo que chegue para contar tudo na íntegra.

Acompanhe, estamos a 35 dias do embarque!

by go4russia
 
Picture
Hoje no POA Day Run não podemos ir com o time completo. Pior que isso, perdemos um soldado de forma inesperada, na última hora. O Ricardo já havia avisado que não poderia comparecer, mas a gripe chegou fazendo um arrastão por Porto Alegre e redondezas e pegou o Rodrigo de jeito. Ele acabou tendo que ficar de molho para se resguardar.
Problemas aparte, estávamos preocupados com a corrida. Nossa inscrição tinha uma numeração baixa (422 e 522). Parecia que teria pouca gente.
Que nada! Dia bom pra corrida, cerca de 2500 pessoas, um pouco fresquinho e um céu nublado. Barra Shopping com uma estrutura bem montada, a tenda da Academia Athlética presente como sempre para dar todo o suporte necessário, e nós lá, prontos para mais uma barreira a ser rompida!

Enfim, uma coisa simples e inteligente para a prova. Largada de 5Km pra um lado, largada de 10Km para o outro. Primeira largada sem congestionamentos do go4russia!
Eis que fomos, com a estratégia parecida com a prova anterior. Pace de 5 minutos por quilômetro e se possível uma forçada no último Km.

Funcionou. Fizemos a prova toda juntos, um incentivando o outro, não deixando a pressa tomar conta, não deixando o corpo se render ao cansaço.
Na virada dos 5Km pegamos um vento contra nas margens do Guaiba, que baixou um pouco nosso rendimento, de qualquer forma, o percurso foi muito bem desenhado para a corrida e no sprint final recuperamos um pouco o tempo perdido.
Acreditamos que a rota da corrida tenha tido uns metros a mais que os 10Km, mas mesmo assim o tempo foi válido.

Concluímos em 50 minutos e 19 segundos. Será que para a próxima prova baixaremos dos 50?
Pergunta a ser respondida num futuro não muito distante. Ainda não sabemos se na Maratona de Porto Alegre ou somente na etapa de inverno do Circuito Adidas.
Essa semana já estaremos novamente focados nos treinos. Sem moleza! 

go4rusia não tem descanso!

by Everton Schneider

 
Picture
Quando criança o tempo não passa, mas quando passamos a ter alguns compromissos, ele voa!
Assim tem sido ultimamente, tanto que está difícil de encontrar uns minutinhos para escrevermos um post pro blog.
Ultimamente temos nos puxado nos treinos, seja na ESEF, CETE ou na Redenção. Estamos correndo cada vez mais.
O foco está meio "insano", assim tem gente perguntando "e quando poderemos tirar um tempo pra uma cervejinha, uma festinha e diversão?". Confesso que foi engraçado escutar esse comentário, me senti como se estivesse a caminho de ser um atleta profissional. Nada tão radical, mas estamos nos dedicando bastante, acordando perto das 6 da manhã para os treinos, sejam tiros de corrida, subidas, técnica ou trote.

Agora vem o próximo desafio: Subway Circuito POA Day Run.
Neste domingo estaremos participando de mais uma prova de 10Km, que terá largada na frente do Barra Shopping. Infelizmente o go4russia vai desfalcado dessa vez, com 3 integrantes, já que o Ricardo tem outros compromissos para a data.
Já para quem estiver em Porto Alegre e quiser curtir a corrida com a gente, passa lá!

Só pra finalizar, faltam somente 50 dias pro embarque. "Uno espetácolo"! Voa tempo, voa!!!!

by Everton Schneider

 
Picture
Foi-se o tempo que era fácil concluir a prova. Foi-se o tempo que prova era igual treino. Enfim, foi-se o tempo que corríamos 5Km.
Entre a previsão incerta do tempo surgiu neste domingo um belo dia para a Braskem Eco Run, com sol e calor no outono gaúcho.
Posso declarar aqui que estamos começando a pensar um pouco mais em técnica na corrida do que somente na velocidade para chegar logo ao final. A dica inicial do Anderson, nosso treinador, foi ótima. "Fechem os 5Km em 25 minutos e avaliem se é possível manter, aumentar ou se precisarão diminuir o ritmo até o final".
A dica foi válida, todos fecharam os 5Km mais ou menos nessa faixa, mas o difícil foi manter. O sol e calor forte nos deixou um pouco mais exaustos do que o normal, mas finalizamos a prova, cada um com um tempo diferente, entre 50 e 55 minutos. Sim, podemos (e vamos) melhorar, e essa é a motivação para os próximos desafios.
Percebemos também que conhecer o percurso é essencial para o auto-controle na prova, mas é difícil correr sempre no mesmo lugar.
No final a sensação foi, de novo, de dever cumprido. Uma alegria indescritível de compartilhar a conquista com tantas outras pessoas ali presente, dentro do mesmo clima e objetivo.
Os treinos continuam, a vida continua, e é através dessas novas metas que vamos nos motivando para conseguir ainda melhores resultados.

Keep focused go4russia!

by Everton Schneider

 
Picture
É isso, ai! Vem chegando a hora de mais um desafio para o Go4Russia. O próximo na lista a ser vencido é a prova de 10km da Braskem Eco Run que ocorerrá neste domingo, 17 de abril.

Para alguns a distância já é batida, para outros é o início da jornada que terá sua conquista em 26 de junho lá em São Petersburgo, Rússia.
Os treinamentos estão cada vez mais intensos. A equipe está treinando sob a orientação do Prof. Anderson Osório, da Pulsar Assessoria Esportiva, todas as 3ªs e 5ªs feiras na ESEF (Campus UFRGS), fora os demais 2 treinos alternativos durante a semana, independente do tempo, faça chuva ou faça sol, a Equipe Go4Russia estará lá!

A prova da Braskem Eco Run, será a primeira prova que o time do Go4Russia participará na distância de 10km, o que daqui para frente se tornará rotina nas provas. A partir de agora é trabalhar para baixarmos cada vez mais nossos tempos, culminando com o objetivo final de atingirmos o tempo de 45 minutos até junho.


Powered by Henrique Reck


 
Picture
Esse final de semana foi o primeiro de alguns, ou de vários (quem sabe), que o go4russia saiu do Rio Grande do Sul para uma corridinha.
Já estava no calendário o treino no Ibirapuera, em São Paulo. Mesmo aproveitando o passeio pra conhecer melhor a capital financeira do Brasil, já estava reservado um tempinho para a corrida no parque.
Enquanto 3 membros do grupo apreciavam o ambiente da corrida, dando voltas no lago dentro do Ibirapuera, o Reck estava apreciando as novas funcionalidades do seu novo brinquedo (um Garmin 305). A comunicação, mesmo que virtual, deixou sempre os alinhamentos da equipe em dia. Um SMS daqui, outro dali, e todos sabiam que ninguém estava para brincadeira.

Picture
Bom, o treino do dia era para ser bem tranquilo. Para 30 minutinhos em 70% do vvo2, estamos muito bem preparados. O que não estamos preparados é para fazer isso depois de vários quilômetros de caminhadas (vários = muitos mesmo), metrôs, ônibus, comilância e, ainda por cima, uma mochila de um ou dois quilos a ser carregada (com um nó quase cego pra não ficar pulando nas costas do seu "carregador").
Mas é isso. Valeu e muito a pena a aventura e o treino nesse final de semana.
Na sequência teremos o Brasken Eco Run.
Para quem não sabe, go4russia está dando também os primeiros passos no twitter (www.twitter.com/go4russia).
Era isso pessoal ... keep running go4russia!

by Everton Schneider

 
Hoje vamos deixar a corridinha um pouco de lado pra falar do nosso destino. Os treinos estão bem puxados e todos estão no clima, mas hoje estamos concentrados nas questões da viagem.
Preciso confessar que quando compramos as passagens para nossa aventura não sabíamos nem a metade das coisas que sabemos hoje do nosso futuro destino. Sabíamos o básico, mas alguém mais sabe o que a gente vai fazer na antiga URSS?
Bom, entre uma, duas ou três centenas de emails foi cogitado de tudo um pouco. Admito, com um pouco de constrangimento, que até Chernobyl foi discutido como eventual ponto de visita, mas com o tempo as coisas foram mudando e achamos coisas mais legais pra ver por lá!
Entre dicussões de hostels para ficar, carro pra alugar, trens, ferry boat, aviões, necessidade de vistos, locais legais para conhecer, itinerários, horários etc etc etc, acredito que chegamos a um aval. Que tal?

Picture
    - Russia (Moscou e São Petersburgo)
    - Lituania (Vilnus)
    - Letônia (Riga)
    - Estônia (Tallinn)
    - Finlandia (Helsinki)

Pra quem não sabe o que tem nesses destinos, recomendo uma "googleada", pois beleza não falta. Na verdade o que vai faltar, infelizmente, é tempo.
Cada dia que passa damos uma espiada na contagem regressiva. Que expectativa! Hoje faltam 72 dias!!!
Bom pessoal, esse final de semana treinaremos no Ibirapuera em São Paulo, já que na outra semana tem corrida de novo.

Stay tuned! :)

by Everton Schneider

 
Picture
E aí, o que você fez no aniversário de Porto Alegre?
Foi dar uma volta pela cidade? Comeu um bolo pra comemorar? Ficou em casa vendo TV? Esqueceu?
Bom, nós corremos!

Nunca antes na história desse país a gente tinha corrido uma prova sem equipe de apoio. Poxa, é tão complicado que começo a entender o porque político insiste em ter CC, assessor e assim por diante.

Quem vai ficar com a mochila? Quem vai tirar fotos? Imaginem na Rússia quem vai fazer isso ...
A sorte é que o Reck conhece uns 80% dos corredores de Porto Alegre, assim ele achou um lugarzinho no stand da Athletica Cia de Ginástica pra deixar a chave do carro.

Picture
Mas então, domingo, 27 de março e um tempo que pra ficar na cama dormindo era muito convidativo. Ar frio e chuva. Mas fomos nessa, mais uma vez acordando pouco depois das 6 horas da manhã pra estarmos presentes em mais uma prova.
Hoje foi especialmente diferente, pois fomos correr uma prova em duplas, de revezamento. Cada um corre 5 Km. A gente ficou na dúvida o que seria trocado na hora de revezar, se seria um bastão ou um guarda-chuva, mas no fim passar o chip pro colega era tudo que nos exigiam.

De olho na prova, confesso que bateu um "semi" desespero. Na área dos corredores de revezamento os primeiros atletas das duplas completaram os 5 Km em uns 16 ou 17 minutos. Seria hoje o dia de ficar pra trás?
Que nada, todos melhoraram seus tempos em relação a etapa de Outono do Circuito das Estações e sairam "mortos" da prova, mas satisfeitos mais uma vez.

E o resultado? Quem ganhou?
Bom, o resultado foi uma prova bacana, reunindo gente de vários lugares diferentes (teve até gente de Manaus correndo) onde todos ganharam o sentimento de dever cumprido depois da melhora nos tempos!

Dia 17/04 vem o próximo desafio na prova da Braskem, mas dessa vez vamos para os 10 Km.

God bless us all!

Dá-lhe go4russia!

by Everton Schneider

 
Picture
Extra Extra!! Houve um racha no go4russia, o pessoal está transpirando sangue!!
Tudo porque depois de ficar uma semana discutindo se vamos ou não vamos para o Gramado Adventure Running agora no início de abril, uns querendo ir, outros dizendo que não estamos preparados, um gritou lá do fundo (via um dos 100 emails que trocamos diariamente sobre o assunto). Que tal decidir isso em uma corrida de revezamento?
Caso vocês não saibam ainda, aqui no Go4Russia funciona assim, desafio proposto é desafio aceito. E onde vai ser esse embate de campeões? Será que o go4russia como time e como amigos irá sobreviver a esse atrito interno?! Qual o futuro desse dream team?! Perguntas, perguntas e mais perguntas, e esse futuro ficando incerto!! Tenho certeza que se essa notícia chegar até os porões do Kremlin coisas muito sérias irão acontecer no leste europeu, até porque já vi revoluções serem deflagradas por muito menos!

Falando sério agora pessoal, o go4russia irá participar de mais uma prova oficial do calendário de 2011, será a 8ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre a realizar-se no dia 27/03, mantendo o objetivo de correr duas provas por mês e focando o mês de março para as corridas de 5km e a partir de abril as de 10km, vamos correr novamente uma prova de 5km e como o regulamento da etapa permite, iremos fazê-la em formato de revezamento, duas duplas, cada uma correndo 10km.
As duplas estão definidas Everton & Rodrigo X Reck & Ricardo e o desafio está lançado!
Façam suam apostas, garantam a pipoca e aproveitem a festa!

by Rodrigo Fior Kuntzer

 
Picture
Já diz o ditado: "A primeira vez a gente nunca esquece!". Mas bom mesmo, é lembrar de uma primeira vez quando ela supera as expectativas! Esse domingo estava com o dia perfeito para uma primeira corrida. Céu azul, sol forte e muito calor em Porto Alegre.
Acordar cedo em domingo não é nada comum, mas dessa vez era necessário. Teve integrante do time acordando 6:10hs da manhã para estar presente no evento.
O evento em si impressionou com toda a organização. O kit era bem bacana e no local foram expostas algumas telas com pinturas de Monet, que foi o artista escolhido para representar a etapa de outono do Circuito das Estações Adidas. A retirada do chip, mesmo com muitos participantes no evento, foi rápida e fácil. Muito profissional.
Chegou a hora da largada. Tivemos que nos nivelar com a multidão, porque os blocos da largada são separados conforme os tempos "médios" que os corredores completam a distância na qual estão inscritos. Ficamos na ala dos que fazem os 5Km de 25 a 27 minutos. Na hora de iniciar, o objetivo maior para o grupo Go4Russia era não se perder uns dos outros.
No início bateu a ansiedade de correr rápido, mas com um sol e calor intenso, fomos administrando os passos. Chegamos todos um pouco separados e já fomos recebendo uma toalhinha, água, frutas e isotônico para a recomposição.

Picture
Mesmo "acabados", estávamos ali, super contentes com a finalização dessa, que é a primeira de muitas provas que participaremos esse ano, sempre com o pensamento maior em chegar em São Petersburgo e fazer bonito!

by Everton Schneider