Picture
Hoje foi dia da 28ª Maratona de Porto Alegre e, junto com ela, da Rústica de 10 Km. Após mais e mais treinos chegou a hora de ver se conseguiríamos melhorar nossos tempos. 

Dessa vez a largada era mais cedo que das provas anteriores, às 8:30 horas da manhã. O go4russia estava quase completo, com três integrantes participando da prova. O dia de sol e até de um pouco de calor foi um adicional aos encantos do percurso. O trajeto da rústica foi marcado por um belo passeio nas ruas dos arredores do Barra Shopping, contornando bairros e o belo Guaíba.

Como toda maratona "internacional", não poderia faltar a presença de pessoas de outros lugares. Uruguaios, peruanos e até mesmo "colegas" corredores de outros estados estiveram marcando presença. É muito legal ver o pessoal estendendo a bandeira de seu país ao nos visitar, e nós, na Rússia, faremos o mesmo!

Para a corrida tínhamos uma nova estratégia do dia. Pace de 4:55 minutos para podermos baixar dos 50 minutos os 10 Km.
Iniciamos no tumulto da largada, com muita gente, pois saímos muito atrás na fila. Fomos ultrapassando e desviando de vários corredores para atingirmos nosso objetivo.
Junto as arborizadas ruas escolhidas para a corrida vieram subidas e descidas, que influenciam e bastante no desempenho de quem quer melhorar o tempo, mas estivemos sempre controlando nosso andamento conforme passávamos a distância percorrida.
Aos quilômetros finais veio a idéia de um "sprint" final, pois estava sendo possível manter o pace abaixo dos 5 minutos. Foi quando descobrimos que a prova estava um pouco mais longa que os 10 Km esperados e a mesma começou a parecer que não teria fim. Esse sim foi o momento da superação. Se programar para correr 10 Km e finalizar 12 Km não é muito fácil, mas enfim, conseguimos!
Para finalizar, mantemos nosso ritmo e calculamos que a prova como um todo teve cerca de 12 Km. O mapa da mesma está no link a seguir:

http://www.mapmyrun.com/routes/fullscreen/35114266/

Essa foi nossa penúltima prova, nosso penúltimo teste antes da tão esperada maratona de São Petersburgo.
No início de junho ainda teremos o circuito de inverno da Adidas e depois ... see ya Brazil!

by Everton Schneider




Leave a Reply.